quarta-feira, 15 de março de 2017

O poderoso chefão - Mario Puzo

 Eu vou ser bem tiete com essa obra, aviso logo! rsrs
 O primeiro contato que tive com este livro foi ano passado, quando minha tia me emprestou e simplesmente fiquei apaixonada pela história. O poderoso chefão é um best seller aclamado no mundo todo e devo admitir que com razão. Mas vamos falar um pouquinho do autor antes, para entender também sua relação com a obra.

 O Mario Puzo(1920-1999) é um escritor estadunidense que ficou famoso especialmente por seus romances com enredo ligado á Máfia( por exemplo A guerra suja e O siciliano). O autor viveu em bairros violentos e tendo contato com a realidade nua e crua desde cedo, também acabou arrumando vícios como o jogo, mas de fato a literatura viria a ser o seu maior vício e paixão.

  O seu romance mais famoso foi justamente O poderoso chefão. O livro conta basicamente a história da família Corleone e acompanha seus envolvimentos em negócios á margem da lei. A família Corleone é italiana e uma das cinco mais poderosas de Nova York, formada por Don Vito Corleone (o pai), Carmela( esposa de Vito) e os filhos Santino, Fredo, Michael, Connie e Tom Hagen.

 A história do livro começa no dia do casamento de Connie Corleone e prossegue até mais ou menos 13 anos depois. Neste dia de festa, vemos que as pessoas estão no casamento para se divertir e também para pedir favores ao Don, já que um siciliano antigo nunca nega um pedido no dia do casamento de seus filhos. Somos apresentados então aos personagens presentes na festa como Amerigo Bonasera, Luca Brasi, Clemenza, Tessio, Fontane, Carlo Rizzi,Kay Adams dentre muitos outros (realmente se eu viesse a citar todos os personagens e cada história deles, mesmo que brevemente, o post ia ficar gigante.).

 O importante a ressaltar é que dos três filhos homens biológicos de Don Vito, Michael é o que nunca quis fazer parte dos "negócios da família", ele estudou e frequentou o exército e pretendia se casar com Kay Adams e se manter bem longe da vida mafiosa. Porém esse personagem tem seu destino totalmente mudado quando se vê sem opção a não ser cometer um assassinato para salvar a vida de seu pai e a honra de sua família que está sendo ameaçada por Virgil Solozzo que quer a todo custo fazer a família Corleone apoiar seu negócio de narcóticos ( o que Don Vito condena piamente, assim como os negócios ligados á prostituição, daí a rivalidade com os Tattaglia). 

 A briga que antes era entre Solozzo e os Corleone passa a tomar grandes proporções quando se descobre que há outras famílias poderosas apoiando o propósito dele e até mesmo policiais tomando partido. Tudo fica mais complexo quando há no meio desta guerra, a suspeita de traição de alguém de dentro da própria família Corleone, mistério que será solucionado apenas no final.  Vamos acompanhar portanto, uma guerra gerada pelo poder dos negócios contando com várias reviravoltas tanto na vida de cada personagem em particular quanto no rumo da posição da própria família. Violência, vingança, romance, crítica social, estratégia e sangue, sangue e mais sangue! Sério gente, que livro incrível, me prendeu a cada página. <3

 O livro tem ( na minha opinião) um final fechado e maravilhoso porém teve a continuação da história em mais dois livros que não foram escritos pelo Puzo porém que ele autorizou (por sinal ainda não li as continuações). A obra escrita pelo Puzo teve uma brilhante adaptação para o cinema, BEM FIEL AO LIVRO (sério, deu até um arrepio como tudo foi reproduzido de uma forma incrível, fez jus a obra e o Al Pacino estava lindo mesmo) com créditos ao diretor Francis Ford Coppola e com trilha sonora que virou praticamente um hino quando o assunto é Máfia.

 
Amerigo Bonasera pedindo um favor a Don Vito Corleone



Michael Corleone sendo reverenciado pelos homens da família Corleone

Don Vito Corleone já próximo da morte dá conselhos ao filho Michael
Agora vamos a narrativa em si:
Pontos positivos: O livro tem descrições incríveis e realmente o autor faz a gente se apegar aos personagens na medida em que olhamos o passado deles com riqueza de detalhes. O ritmo é ótimo, nada cansativo e as cenas espetaculares, assim como os diálogos. Algumas das frases mais marcantes são: "Mantenha seus amigos por perto e os inimigos mais perto ainda", "Um advogado com uma pasta pode roubar mais que mil homens armados" e "Homens realmente grandes não nascem  grandes, tornam-se grandes."
Pontos negativos: Quando li, apesar do enredo espetacular, percebi ou tive a impressão de que o Puzo não sabe escrever sobre mulheres! As personagens femininas deste livro(Connie, Lucy, Kay e Apollonia) são tratadas de um jeito superficial e construídas como um amontoado de desejos e impulsos, como se apenas os personagens homens tivessem o aspecto racional ressaltado. Elas são caladas e submissas e gente, queria mais participação das mulheres na história mas enfim!

Que fique claro que nesse post eu foquei apenas nos primeiros livro e filme. Ai gente desculpa se o texto ficou enorme mas acreditem eu queria falar mais!! Mas é aquele tipo de livro que se falar demais a pessoa acaba soltando spoiler. Espero que leiam e que assistam o filme também porque de fato são ótimos!! Só quem é fã leu até aqui. hahahah

ATÉ A PRÓXIMA RESENHA, ATÉ MAIS! :)

Resenha por : Joranny (~Jo )
Sigam nosso ig no instagram: @blogpapogeek